segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O que é auto imagem

A Auto-imagem é o conjunto de ideias, conceitos, opiniões e imagens que alguém tem de si mesmo, bem como a imagem que supõe projetar para os outros. O estudo da auto-imagem é relevante para a psicologia e outras linhas de pesquisa do ser humano na medida em que a imagem que um indivíduo tem de si determina importantes aspectos de seu comportamento, notada mente a forma com que se relaciona com os outros. Por exemplo, pessoas com uma auto-imagem depreciativa tendem a formar mecanismos de defesa para diminuir seu sofrimento psíquico, dentre os quais destacam-se:
1.Buscar insistentemente a aprovação alheia.
2.Competir em diversos contextos no anseio de reverter sua auto-imagem depreciativa.
3Esquivar-se de interações sociais ou situações novas para não ver sua auto-imagem negativa reforçada.
4.Assumir posturas artificiais e inautênticas na intenção de melhorar a imagem que projetam.
5.Esconder a todo custo seus erros para não sofrer maiores danos à auto-imagem.
Já pessoas com uma auto-imagem distorcida para mais tendem a ser presunçosas, míopes quanto a seus próprios equívocos e predispostas a personalizar excessivamente tudo o que fazem, ou seja, tomam a si mesmas como medida de tudo.
Uma pessoa com auto-imagem realista está mais apta aos desafios da vida e ao bom relacionamento humano, pois seu comportamento é coerente com a idéia que faz de si, o que lhe permite uma autoconsciência mais acurada e assim pode mais facilmente corrigir seus erros e ter satisfação em suas conquistas.

Há uma clássica definição que prediz dois tipos de auto-imagem, não exatamente expressando conteúdos opostos ou conflitantes: auto-imagem independente, a qual define um self delimitado, unitário e estável, que é separado do contexto social, enfatizando qualidades internas, pensamentos e sentimentos; e a auto-imagem interdependente, que compreende uma dimensão ou postura flexível, contextualizada e relacional do self. A auto-imagem interdependente enfatiza os feitos públicos, externos, como o status, o papel social ou o posto ocupacional da pessoa. As relações interpessoais são utilizadas como referencial para a construção dessa auto-imagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário